Há mais de 50 anos abrindo caminhos..

img05

img02

img03

img01

img04

img06

img07

img08

img09

img10

img11

img12

img13

img14

img15

img16

Afesu: História e missão.

Tudo começou em 1963, quando um grupo de senhoras voluntárias se reuniu para ensinar técnicas de artesanato para que mulheres moradoras no bairro de baixa renda do Jardim Taboão-SP, pudessem contribuir com o orçamento familiar, sem deixar de lado o cuidado de sua casa e dos seus filhos.

Em 1970 é inaugurado o Centro Social Morro Velho, que funciona até hoje. Começou com salas lotadas de alunas e com professoras que ministravam os cursos de tapetes de arraiolo e de cizal, crochê e corte e costura. As mulheres da comunidade aprendiam a confeccionar os tapetes e, com a ajuda das voluntárias, vendiam seus produtos e geravam renda para sustentar suas famílias, o que levou à unidade  a firmar-se como um dos maiores produtores de tapetes de arraiolo do Brasil.

No entanto, na década de 90, o setor de produção de roupas foi automatizado e a atividade artesanal não conseguiu mais competir no mercado. Foi o momento que a entidade teve de repensar seu perfil, chegando à conclusão de  que era necessário “chegar a mais e antes” . Em vista disso, estendeu seu público de beneficiárias, criando cursos para jovens e crianças da região, focados no reforço escolar, capacitação profissional e formação integral da pessoa – considerada um dos grandes diferenciais da AFESU.

“Vamos além da formação profissional, queremos formar pessoas de critério e comprometidas com seus valores, que irão transformar a sociedade a partir de sua profissão”

Nos anos 90, foi aberto o Centro de Capacitação Profissional Pontal, com sede no bairro do Paraíso, que promove até hoje cursos de Hotelaria e Gastronomia, reforço escolar e palestras de formação humana para jovens de baixa renda.

O resultado positivo, a ajuda através de doações e a crescente demanda pelos cursos, levaram em 1998 à inauguração da Casa do Moinho, localizada na região da Granja Viana. A Casa do Moinho oferece diversos cursos e atividades gratuitas como projetos de reforço escolar, e o os Cursos Técnicos de Hotelaria e Cozinha, credenciados pela Secretaria da Educação.

Em 2002, foi inaugurado o CCP Veleiros na região de baixa renda e alto risco social da Vila Missionária. Veleiros fomenta o crescimento profissional e pessoal de crianças, jovens e senhoras da comunidade. Entre os cursos oferecidos estão o Curso Técnico em Enfermagem e o Técnico de Assistente Familiar, e projetos sociais para crianças e senhoras.

O impacto social gerado pela AFESU trouxe muitos resultados na vida de milhares de crianças, jovens e adultos em situações de alto risco social e até hoje atrai muitos voluntários e doadores que se unem à causa. A partir daquele grupo de senhoras que se reuniam no bairro do Jardim Taboão em 1963, a entidade se expandiu e atualmente conta com cerca de 100 voluntários, uma equipe de 60 profissionais, e atende mais de 1.000 pessoas por ano, incentivando à entidade a crescer e aumentar cada vez mais sua atuação, sempre orientada pela missão de “abrir novos caminhos”.

1963: o início de uma grande jornada

Primeira casa da Afesu

Capacitação e ensino para jovens de baixa renda

Motivação e compromisso com o ideal de abrir caminhos.