Notícias

Notícias

AFESU Moinho é contemplada pelo Programa Jovens Chefs da AJINOMOTO!

Beneficiárias do Técnico em Cozinha e Empreendedorismo na Gastronomia recebem workshops e palestras com chefs — e ainda se preparam para um concurso gastronômico aos moldes de um reality show

1

A unidade AFESU Moinho foi recentemente contemplada pelo Instituto Ajinomotobraço social da Ajinomoto do Brasil, para a nova edição do Programa Jovens Chefs! Ao longo do segundo semestre de 2019, as estudantes terão a oportunidade de assistir à workshops e palestras sobre carreira com renomados chefs do campo — e ainda participar de um concurso gastronômico aos moldes de um reality show culinário.

Criado em 2016, o Programa Jovens Chefs foi estruturado para, em parceria com instituições sociais que promovam cursos de culinária, apoiar e contribuir com a formação de jovens de 14 a 21 anos no curso de Gastronomia, fortalecer as ações de voluntariado junto à comunidade e preparar os jovens para o mercado de trabalho.

Umami Day e Jovens na ABR!

A primeira fase do programa, denominada Umami Day, foi realizada com a equipe de gestão do Curso Técnico em Cozinha e do Empreendedorismo na Gastronomia. Na ocasião, foram apresentados os atributos do Umami, considerado o quinto gosto básico do paladar – assim como o ácido, o doce, o amargo e o salgado. Com direito a degustação de queijos, as profissionais ainda puderam tirar todas as dúvidas com as gastrônomas palestrantes do dia.

Já a Jovens na ABR, segunda fase da edição, reuniu as alunas para conhecerem de perto as dependências da Ajinomoto, que opera na indústria alimentícia em 30 países e emprega cerca de 31 mil pessoas.

Acompanhadas de uma coordenadora e duas gastrônomas, as alunas participaram de duas palestras sobre carreira e mercado de trabalho. A primeira foi ministrada pela psicóloga Renata Pão que, além de abordar sobre os comportamentos que impulsionam a carreira profissional, ainda deu dicas às meninas de como obter sucesso em entrevistas. Já Alécia, diretora de finanças, compartilhou como o esforço e a motivação foram fatores essenciais para que ela conquistasse seu sucesso profissional. As alunas, identificadas com a realidade narrada pela profissional, se emocionaram com sua trajetória inspiradora.

Na etapa final do programa, as beneficiárias ainda participarão de um concurso aos moldes de um reality show culinário! Até lá, elas devem estudar receitas de temática Umami – presente em alimentos como queijo, tomate, carne e cogumelo.

O Instituto Ajinomoto, em parceria com o Instituto Viva Melhor, já capacitou mais de 400 pessoas em situação de vulnerabilidade social, com 40 jovens já inseridos no mercado da gastronomia.