Notícias

Notícias

Formação em Preceptoria

A AFESU em maio lançou um curso de formação para as unidades

1

Em parceria com a consultoria pedagógica Solar Colégios, a AFESU realizou um curso de formação em preceptoria para as coordenadoras e preceptoras das três unidades – Morro Velho, Moinho e Veleiros. A Preceptoria é um dos quatros pilares da metodologia de trabalho da AFESU, que consiste na conversa individualizada e personalizada com cada uma das beneficiárias, a fim de traçar pequenas metas e um plano de vida que as levem um pouco mais perto dos seus sonhos. Além disso, a preceptoria pretende conscientizar as benenficiárias sobre a importância da família, consequências das suas atitudes e decisões de futuros pessoais e profissionais.

Buscando um maior alinhamento da metodologia nas três unidades e incentivar a troca de conhecimento na área entre as preceptoras, a AFESU em parceria com a Solar desenvolveu um curso de formação em preceptoria totalmente alinhado com a missão e valores da AFESU. Através de reuniões semanais, nas quais as diretoras pedagógicas de todas as unidades  estavam presentes, o curso visou o compartilhamento de experiências e padronização das preceptorias. Após o trabalho realizado nas reuniões, as coordenadoras levaram as suas respectivas unidades o que foi discutido, com o objetivo de alinhar a metodologia e seus objetivos. Paralelamente um manual orientativo está sendo desenvolvido com base nesses encontros e dias de trabalho nas unidades.

“A troca de ideias está sendo muito produtiva, ao compartilhar experiências sabemos o que funcionou e o que não funcionou nas escolas”, diz Maria Clotildes dos Santos, coordenadora da AFESU Veleiros.