Notícias

Notícias

AFESU Veleiros realiza Cerimônia de Premiação para alunas do Curso Maker

1

O Programa Maker apoia-se na ideia de que as pessoas são capazes de consertar, construir e criar algo, tendo como áreas de abrangência a Tecnologia, Ciências, Matemática, Arte e outras. O curso visa a estimular o conhecimento da participante para desenvolver ainda mais a autonomia no processo de aprendizagem e entre os objetivos estão: despertar a curiosidade, fazer pensar e, ao mesmo tempo, trabalhar as habilidades de interação social com outras pessoas.

Na última semana, foi realizada a Cerimônia de Premiação para a conclusão da segunda turma do Curso Maker, o evento teve início com o robô humanoide NAO, seguido pela apresentação da Diretora da AFESU Veleiros, Maria Clotildes Santos.

Durante a premiação, os grupos com melhor avaliação apresentaram seus projetos para solucionar um problema real a uma banca avaliadora.

“Tivemos o privilégio de fazer parte do curso Maker por intermédio do Projeto Startup Inclusiva que ofereceu acesso a conteúdo variado de conhecimentos de empreendedorismo e valores essenciais. No dia 08 de abril foi a banca final para apresentação de cinco projetos classificados, com soluções inovadoras para problemas reais considerados importantes para a comunidade local.  As alunas e parentes presentes estavam visivelmente emocionados com a quantidade de aprendizagem adquirida em dois meses de trabalho e pela dedicação das meninas. Aprendizagem elogiada e reconhecida pela banca examinadora. Foi incrível acompanhar essas meninas que só precisavam de uma oportunidade para desenvolver as competências cognitivas e socioemocionais.”

Regina A. O. Mainardi. Diretora Pedagógica da Somai

Os três grupos vencedores foram:

1º lugar: Grupo Vênus, que apresentou um aplicativo que tem como função ajudar mulheres em situação de perigo/assédio em transportes públicos ou carros de aplicativos, que oferece uma função de “perigo” onde imediatamente sua localização e áudio são compartilhados com a polícia;

2º lugar: Grupo Desemprego, que criou um site que junta cursos e empregos, ou seja, oferece qualificação profissional, cursos preparatórios, simulações de entrevistas, criação de bons currículos e ainda divulga vagas;

3º lugar: Grupo Timidez, que teve a ideia de criar um aplicativo que ajuda as pessoas a perderem a timidez, oferecendo bate-papo, aulas de teatro, dicas, exercícios, desafios e profissionais à disposição;

Desde o começo do dia eu já estava muito ansiosa, pois foi muito gratificante passar pra última fase. Quando foi a hora da premiação do primeiro lugar, a Clotildes anunciou o nosso projeto como vencedor e fui tomada por uma alegria inexplicável, só conseguia pensar no quanto valeu a pena todo o esforço. ”

Alayane de Souza, beneficiária do projeto e membro do Grupo Vênus.

Aproveitamos para deixar aqui o nosso agradecimento a todos que estiveram presentes nesse momento tão especial!