Notícias

Notícias

Como nos adaptamos a quarentena?

Mesmo com isolamento social, unidades organizam alternativas para manter oficinas e projetos ativos à distância

1

Assim como para todos, a adaptação ao cenário atual foi um grande desafio para a AFESU.
Tivemos que reorganizar a dinâmica das aulas e oficinas para que, mesmo com o afastamento social, pudéssemos continuar atendendo as mais de 750 beneficiárias matriculadas em nossos projetos de apoio escolar, iniciação profissional e cursos técnicos!

Aulas via Google Classroom, Moodle e lives!

Com 100% da carga horária mantida, as estudantes da AFESU Veleiros recebem aulas online nas plataformas Moodle (para turmas do Projeto Vida) e Google Classroom (para turmas dos projetos de Iniciação Profissional). Com atividades diárias, as plataformas permitem a interação entre alunas, bem como instruções em live e correções online das professoras.

Nesse período, a turma do Auxiliar e Técnico em Enfermagem ficou responsável pelo desenvolvimento de conteúdos informativos acerca do novo coronavírus. Um exemplo de projeto já iniciado é o Instagram @veleiros_tq, criado pela turma T, com o objetivo de disseminar informações a respeito de cuidados preventivos contra o vírus.

Redes sociais a favor do ensino à distância!

E para driblar as dificuldades de acesso à internet na região, o canal utilizado para a continuidade das aulas da AFESU Morro Velho foi um Grupo no Facebook – uma vez que muitas alunas possuem pacote de internet apenas para redes sociais, inviabilizando o uso de outras plataformas.

Todos os dias, são postadas atividades no Grupo, de acordo com a grade prevista para o período. Ao final de cada dia, as instrutoras responsáveis comentam e corrigem todas as entregas. Muitas delas têm ministrado aulas em formato de lives, aproveitando também videoaulas do Youtube e sites de ensino livre da Internet.

Quem leva o ouro nas Olimpíadas Digitais?

Na unidade de Cotia, a alternativa foi criar a Olimpíada da AFESU Moinho! As estudantes podem se inscrever em modalidades como Português, Matemática ou Conhecimentos Gerais para receber exercícios diários por e-mail. A cada entrega são computados pontos e, as mais bem colocadas ao final da Olimpíada, serão premiadas e receberão um certificado diferenciado na conclusão do projeto.

As instrutoras e coordenadoras permanecem realizando tutorias por vídeo, e-mail e WhatsApp para auxiliar e solucionar dúvidas das alunas. Já os pais e familiares recebem, periodicamente, informativos digitais sobre a prevenção e combate do COVID-19.

Esperamos que estejam todos resguardados com suas famílias, contornando a situação dentro do possível – com a esperança viva de que, em breve, estaremos todos juntos novamente! 

#AEducaçãoNãoPodeParar