Notícias

Notícias

Famílias da AFESU recebem curso gratuito do SEBRAE!

Para driblar a crise em meio a pandemia, AFESU firma parceria com SEBRAE para capacitar pais e familiares de alunas em áreas como Empreendedorismo, Marketing e Finanças

1

Em uma última pesquisa realizada pela AFESU, cerca de 53% das famílias atendidas pela organização indicaram que pelo menos um membro perdeu o emprego durante a pandemia.

Como forma de prestar assistência as famílias assistidas, o SEBRAE-SP se juntou a AFESU para oferecer orientação financeira 100% gratuita para os pais e familiares das 750 alunas que demonstraram  interesse no curso.

Durante uma semana (24/08 a 28/08), das 20h às 22h, os participantes tiveram acesso a vídeoaulas ao vivo, com profissionais de diversas áreas do SEBRAE-SP, sobre temas como Empreendedorismo, Marketing e Finanças – para que, mesmo em meio à crise, pudessem encontrar alternativas para continuar gerando renda aos seus lares.

Ilsiane Peloso, Diretora Executiva da AFESU, e Wilson Poit, atual superintendente do SEBRAE-SP, tiveram uma participação especial no segundo dia do curso.

Nascido em um sítio e filho de pais agricultores, Poit pôde narrar sua inspiradora trajetória de vida, da qual demonstra ter muito orgulho. Até seus 12 anos, morou com os pais e irmão em uma casa de madeira, sem sequer ter acesso à energia elétrica. Mais tarde, como forma de quitar algumas dívidas, a família acabou por vender o sítio e, de lá, migraram para a cidade grande – onde a vida de Wilson começou a tomar novos rumos.

Sua mãe, Terezinha de Jesus, tornou-se cabeleireira e costureira, e se desdobrava para atender os clientes no cômodo ao fundo de sua casa. Para Wilson, ela sempre fora sua figura de empreendedora nata: “Mulheres empreendedoras são a estrutura de uma família e, às vezes, elas moldam o futuro dos filhos. O que eu sou hoje, sem dúvidas, devo muito a minha mãe”, compartilha, emocionado.

Motivado pela figura materna, Wilson conseguiu uma bolsa de estudos na FEI, em São Bernardo do Campo. Formou-se em Engenharia Elétrica e, nos dois anos seguintes, essa foi sua principal área de atuação. Até que surgiu o desejo de empreender.

De lá para cá, Wilson teve 5 empresas, das quais a 5ª e última, voltada ao aluguel de geradores para eventos, foi sua principal conquista. Hoje, em um novo ciclo, o superintendente do SEBRAE -SP realiza palestras em faculdades e escolas, em busca de levar outras pessoas, assim como ele, a tornarem-se grandes empreendedores!

Embora o cenário não seja um dos mais favoráveis, Wilson inspirou as famílias da AFESU a não focarem demasiadamente nos problemas, mas sim, a encontrarem as possíveis soluções.

“As crises, assim como essa que vivemos atualmente, são difíceis para várias famílias. Mas, sei que também podem se tornar uma oportunidade de se renovar, se reinventar, de começar algo novo”, inspirou Poit.

Segundo ele, muitos têm buscado o SEBRAE para o enfrentamento rápido e eficaz da crise. Hoje,  nota consideravelmente o aumento de pessoas que optaram por produzir alimentos para aplicativos e até mesmo a prestar serviços de reforma em residências – ambos, setores com procura amplificada pela pandemia.

“Fico contente de estar aqui com o SEBRAE, junto com a AFESU nessa parceria. Homens e mulheres empreendedoras podem formar filhos empreendedores, e assim gerar uma sociedade em um ciclo de sucesso”, finaliza Poit.

Agradecemos imensamente ao SEBRAE- SP e a todos os profissionais envolvidos nessa parceria!
Juntos, nós transformamos futuros. ?⁣