How we act

Pedagogical Methodology

To be able to accomplish its mission of forming protagonist women, who transform the reality around them, AFESU believes that it is necessary to develop them integrally. Thus, all the pedagogical projects at the before/after school time and the professionalizing courses at the organization follow a methodology that is based on four pillars: participation of the family, ethic values, preceptory and meaningful learning.

Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar
ethicvalues meaningfullearning participation of the family preceptory

Aprendizagem significativa

Os projetos da AFESU seguem o modelo de aprendizagem completa, composto por três fases: inspirar, em que se desperta nas alunas o interesse em aprender; capacitar, através de oficinas teóricas e práticas, com exemplos adaptados à realidade, tornando a aprendizagem significativa; e consolidar, fase em que o conhecimento é fixado por meio de seminários, estágios e visitas técnicas.

PRECEPTORIA

A AFESU acredita que a família é fundamental no processo de desenvolvimento das beneficiárias; por isso, realiza rodas de discussão, palestras e atendimentos particulares com seus familiares. O principal objetivo é contar ativamente com os pais na formação e na educação das crianças e jovens.

VALORES ÉTICOS

Respeito, serviço às pessoas e à sociedade, virtudes, ética e coerência são a base de todos os projetos da AFESU. A organização acredita que, além de apoio escolar formativo e qualificação profissional, as jovens precisam de formação humana e cidadã para conseguir enfrentar os desafios da vida profissional e pessoal.

PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA

As alunas contam com acompanhamentos personalizados feitos por uma preceptora ao longo dos projetos. Nesses encontros, elas são encorajadas a traçar pequenas metas que as levem mais perto de seus grandes sonhos, além de discutir a importância da família e as consequências de suas atitudes e decisões em seu futuro pessoal e profissional.